Entrevista: Cardápio Online Grátis para Pandemia

Giu Biondi, da Rádio Central de Campinas/SP, entrevistou o diretor comercial da Swfast, Rafael Mendes, sobre as ações realizadas durante a pandemia para ajudar o segmento de food service a sobreviver. Rafael contou sobre o a plataforma gratuita lançada especialmente para este momento: o SWNOW. Confira entrevista completa abaixo:

 

Giu Biondi: Estou com o Rafael da Swfast, e eu quero que ele conte uma coisa que eu achei sensacional, que é o SWNOW. Conta pra gente o que é isso.

Rafael Mendes: Vamos lá. A Swfast atua no segmento de Food Service desde 2011 com grandes redes de franquias e restaurantes. E aí veio a pandemia e aconteceu uma coisa sem precedentes na história do varejo: desligou o varejo do dia pra noite. E em conversas com vários parceiros, e eles falaram: “bom, tenho que me reinventar, tenho que acelerar meu delivery, acelerar o contato com o cliente”. E o que a gente percebeu foi que nesse momento ele não tinha plataformas prontas e com baixo custo para poder, nesse momento tão difícil, tracionar as vendas. E assim surgiu a ideia do Swnow, que é uma plataforma gratuita, pensando também no lado social e querendo ajudar os pequenos comércios.

É uma plataforma onde o cliente consegue fazer seu pedido online, que é automaticamente enviado ao estabelecimento via WhatsApp. Nós começamos a ver muito estes movimentos de pessoas publicando números de WhatsApp nas redes sociais e aí surgiu essa grande ideia, de contactar essas pessoas, facilitar a vida dos restaurantes e ajudar com as vendas deles nesse momento tão difícil do varejo e do food service.

Giu Biondi: Que bacana, que ideia sensacional. É como você falou, do dia para a noite, o estabelecimento que não tinha preparação para fazer delivery, o que aconteceu? Se desligaram! Fecharam as portas, não tinha o que fazer. E você enxergou uma oportunidade acima de tudo, igual estamos fazendo aqui na rádio, de coração para ajudar essa galera. Parabéns viu Rafael.

Rafael Mendes: Obrigado. Essa foi a ideia mesmo Giu, ajudar os pequenos comércios. A gente sabe que vai ter uma retomada, mas que será lenta, né? E é um setor que emprega muita gente. Estamos vendo grandes cadeias de restaurantes fechando e pensamos: nós temos que ajudar nesse movimento para que eles consigam trabalhar, sustentar suas famílias e graças a Deus tivemos muito sucesso.

Giu Biondi: E se eles fecharem, lá na frente quem também não vai ter cliente é você, né Rafael?

Rafael Mendes: Exato. Isso para nós também tem sido uma preocupação muito grande. Somos uma empresa focada em food service e também sofremos o impacto dessa crise diretamente, já que os restaurantes fecharam as portas e alguns contratos conosco e nossos softwares principais que são nossa fonte de renda. E foi aí também que pensamos que deveríamos criar novos mecanismos para que os clientes continuassem usando nosso sistema, que os ajude e não faça com que fechem as portas.

Giu Biondi: Que legal. Eu tenho muitos amigos aqui em Campinas que tem bares e restaurantes e eu sempre falo para eles: eu sei que é difícil, mas quem trabalha com o que gosta sempre da um jeito de se reinventar. E com esses amigos, e os amigos dos amigos, nós vamos criando uma rede, e assim vamos passando as indicações do seu serviço, para ajudar.

Rafael Mendes: Sem dúvida. Eu acho que isso é lado social que também temos que manter. A gente está vendo que a situação é bem séria para esse setor. Eu converso com a abrasel (associação de bares e restaurantes do Brasil) e estamos todos unidos para buscar soluções para os clientes e para manter os empregos. Assim como nós, que hoje temos aproximadamente 75 funcionários, 75 famílias que dependem da gente e que também ficaram apreensivos. A gente mudou a direção do nosso segmento rapidamente. Desde 2008 já estruturávamos a empresa para o lado de autosserviço, autoatendimento, cardápios digitais visando economia de recursos para restaurantes, porém em meio à crise, falamos “para tudo” e nosso time de desenvolvimento vai focar nesse projeto do Swnow. Então do dia para a noite mudamos todo nosso foco e passamos a trabalhar dobrado. Nós desenvolvemos este produto em 10 dias e não paramos a evolução dele, pois você coloca no ar e começam a vir as opiniões dos usuários e você vai ajustando. E assim, com tanto trabalho não cortamos jornada de trabalho, e a gente acredita que a retomada vai chegar e esse produto vai ser mais uma ferramenta para agregar no nosso portfólio.

Giu Biondi: Que bacana, que ideia maravilhosa. Parabéns pra você, pra todos que estão com você e pra quem ajuda também, achei muito legal o que você falou que pega as ideias das pessoas que usam a plataforma ali no dia a dia. Você ouvindo o usuário também é uma troca de informações.

Rafael Mendes: Sim, é uma troca de informação, uma troca de experiência, nosso melhor consultor é o nosso amigo dono de estabelecimentos e lojistas que estão ali na frente do balcão e do público e sabem as dificuldades do dia a dia. Ele é o cara que mais me agrega valor e gera valor e é isso que a gente busca nessa troca de experiência: poder desenvolver produtos melhores, mais eficientes e que tragam mais lucratividade para as empresas.

Giu Biondi: Muito bom Rafael. Pro pessoal conhecer um pouco mais sobre a sua empresa como faz?

Rafael Mendes: temos nossas mídias sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn, além do nosso site que tem todas as informações completas. Sobre o Swnow: no nosso site temos a página para cadastro em que nosso time comercial entra em contato para ajudar.

Giu Biondi: Muito obrigado pela participação e parabéns pela iniciativa!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email